Páginas

11 de fevereiro de 2010

Motor de templating no symfony 2.0?

Pois é, um dos aspectos que, por um lado gostei, mas por outro lado estranhei quando comecei a trabalhar com Symfony, foi o facto de não usar nenhum mecanismo de templates adicional como acontece em muitas frameworks (motores como por exemplo Smarty).

Apesar dos mecanismos de templating tenderem a ser muito simples, o facto é que se trata de uma outra "linguagem" que é necessário aprender, daí ter achado boa ideia poder usar o PHP para fazer os templates.

Agora um dos fundadores/developers do Symfony aborda este tema de uma forma muito interessante explorando as vantagens e desvantagens desta escolha:

http://fabien.potencier.org/article/34/templating-engines-in-php

Provavelmente terei de concordar que o uso do PHP pode "complicar" alguns templates, sobretudo do ponto de vista de um Web Designer, e também pode "incentivar" o programador a fazer "asneiras" deixando-o implementar algumas tarefas que deveriam ter sido feitas no controlador ou no modelo.

Vamos ver como correm os desenvolvimentos do Twig até ao lançamento do symfony 2, mas a julgar pelo sucesso que foi a história do YAML, parece-me que a participação do Fabien neste projecto pode indiciar mais um caso de sucesso .

Um comentário:

  1. "pode "incentivar" o programador a fazer "asneiras" deixando-o implementar algumas tarefas que deveriam ter sido feitas no controlador ou no modelo."

    Palavras sábias!

    ResponderExcluir